Encontro da Geometria com a Álgebra

03-04-2019

Proponho-lhe uma viagem ao século XVII, mais precisamente ao ano de 1637. Uma viagem com menos de 400 quilómetros! Perdão, quero dizer, menos de 400 anos. Foi apenas para lhe dar a ideia de que não passou assim tanto tempo. Bilhetes?... só precisa de clicar para entrar!

Desafio-o a embarcar nesta viagem ao século do iluminismo matemático, pois trata-se de um período particularmente importante, não apenas na história da matemática, mas principalmente na história geral da humanidade.

As grandes ideias encaixam-se geralmente em duas categorias: uma pequena parte resulta do produto criativo de uma única pessoa, vindo ao mundo subitamente como um relâmpago num dia claro; as restantes resultam de uma longa evolução que fermentou na mente de muita gente durante anos, décadas ou mesmo séculos. A maioria dos conceitos matemáticos pertence à segunda categoria. No entanto, de quando em vez surgem ideias inovadoras. Por vezes, ainda mais curiosa é a forma como essas ideias aparecem. É o que acontece com a história que lhe vou contar.
René Descartes (1596-1650) foi um filósofo e matemático francês que tinha uma saúde muito bébil e, sempre que lhe era possível passava parte das manhãs na cama. Certo dia, o zumbir de uma mosca no canto do quarto onde estava deitado inspirou-lhe uma bela ideia.
... 

O artigo completo foi publicado no livro Triângulo Retângulo

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora
Utilizamos cookies para permitir o funcionamento adequado e a segurança do site e para lhe oferecer a melhor experiência possível.

Configurações avançadas

Personalize aqui as suas preferências em relação aos cookies. Ative ou desative as seguintes categorias e guarde a sua seleção.